Stop Online Piracy Act

O Stop Online Piracy Act (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online), abreviado como SOPA, é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes. O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. Artigo sobre SOPA na Wikipédia

Google SOPA Protest

Imagino que neste momento você está se perguntando: Que relação tem comigo um projeto de lei dos Estados Unidos?

Eu explico. Uma grande maioria de sites e serviços utilizados estão em servidores nos Estados Unidos (como redes sociais, emails, e este blog), e são assim, afetados diretamente pela legislação americana. Esta lei pode significar o fim de inúmeros sites largamente utilizados como Facebook e Reddit. Alguns links para qualquer conteúdo ilegal pode significar o fim de um site inteiro.

Mesmo que seu site seja hospedado em servidores fora dos EUA, a lei ainda permite que sejam solicitados cancelamentos dos serviços de publicidade (Google Adsense, Federated Media, etc.), serviços monetários (PayPal, Visa, etc.) e bloqueio do acesso ao site pelos provedores de internet americanos.

A lei será votada no dia 24 de janeiro, mas você pode fazer sua parte ajudando a divulgar estas informações. Hoje, dia 18 de janeiro, diversos websites estão fazendo um blackout em protesto ao projeto de lei. Junte-se a eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>