Por que roubar um doce?

Esta foi a pergunta que o desenvolvedor de jogos Cliff Harris perguntou aos internautas. Seus jogos custavam em média US$20 dólares e eram constantemente pirateados. Das milhares de respostas que recebeu, Harris percebeu que em geral, as pessoas consideravam que os jogos não valiam o preço que custavam (mesmo a 20 dólares), e que qualquer impecilho entre a vontade de jogar e o jogo, ou seja, que dificultavam o processo de compra, obtenção ou instalação do jogo como DRM faziam com que os usuários pegassem a via rápida, ou seja, escolhessem a ilegalidade.

Ironicamente, uma das coisas que reduz o entusiasmo de realmente se empenhar em fazer jogos é que milhares de ingratos irão piratear seu jogo no primeiro dia por nada.
Cliff Harris

Como resultado dos feedbacks, Harris diminuiu o preço pela metade, removeu a proteção contra cópia e alterou sua loja online para tornar o processo de compra o mais simples possível além de se dedicar mais ao jogo e tentar fazer um produto cada vez melhor.

More info at: Talking to pirates

Os motivos utilizados pelos usuários não param por ai. Pessoas que fazem download de séries de televisão dizem que o principal motivo de o fazerem é não ter esperar meses para ver a próxima temporada. Em alguns casos a espera chega a ser de um ano.

A facilidade de acompanhar é outro, séries baixadas na internet são marcadas com número da temporada e episódio, informação dificil de ser obtida na televisão, pelo menos no Brasil, mas que permite com que o fã tenha uma referência melhor do que já assistiu ou não.

Por fim temos também a qualidade. Televisões de alta-definição estão ganhando popularidade no Brasil, mas a oferta de conteúdos nesse formato ainda é muito pequena e os valores de operadoras de TV a cabo que fornecem o serviço (R$179,90 o pacote mais em conta da Sky HDTV) estão fora da realidade da grande maioria da população.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>