Ativando facetime no iPhone4 com a Claro

Muita gente assim como eu está com problemas para ativar o FaceTime no iPhone4, não só na Claro, mas em outras operadoras também. Com a Claro, o problema foi resolvido com a atualização do Carrier para a versão 9.1. O problema, é que no meu caso, a atualização não era oferecida de jeito nenhum.

Apple iPhone 4 - Facetime

Assim como vocês, já segui um monte de tutoriais, que vão desde fazer Reset de configurações do telefone e rede, restauração via iTunes, etc. Nada resolveu. Quando soube que o Carrier 9.1 resolvia o problema, resolvi procurar uma maneira de forçar esta atualização, e o resultado você confere aqui.

O procedimento descrito neste post foi testado com a Claro Brasil, em um iPhone4 com iOS4.1 e iTunes 10.1.1. Provavelmente deve funcionar para outras operadoras também, mas de um jeito ou de outro, faça por sua conta e risco. Primeiramente, você precisa do Carrier Update mais recente para sua operadora. No caso da Claro, é o Claro Brasil 9.1 (consulte aqui outras operadoras).

Por padrão, o iTunes só aceita carrier updates provenientes da Apple, mas é possível fazê-lo aceitar carrier updates de um arquivo a sua escolha, que neste caso é o ipcc que você acabou pegar.

Para que o iTunes aceite seu ipcc:

Mac OS: (digite no terminal)

defaults write com.apple.itunes carrier-testing -bool true

Windows: (CTRL+R ou Start -> Run)

"%ProgramFiles%iTunesiTunes.exe" /setPrefInt carrier-testing 1

Feito isso, conecte seu iPhone no PC e execute o iTunes. Clique no seu iPhone4 na barra de menu da esquerda. Em summary, existe a opção update. Pressione e segure shift (option se você estiver utilizando Mac OS) e clique em update. Será exibida uma caixa de dialogo de seleção de arquivo. Navegue até a tela onde você salvou o ipcc.

Se o arquivo não estiver aparecendo, verifique que ao lado da caixa de entrada de texto (onde o nome do arquivo pode ser digitado) existe um menu dropdown que permite você alterar o tipo de arquivo. Basta selecionar IPCC. Selecione então o arquivo e clique em OK. Deve aparecer uma caixa de progresso escrito: “Updating carrier settings”. Quando a operação estiver concluida, desconecte o seu iPhone, desligue e ligue novamente o aparelho.

Para confirmar que a atualização foi feita com sucesso, vá em Settings -> General -> About. Deve aparecer Claro Brasil 9.1 em Carrier. Pronto, basta agora ir ao Settings -> Phone e ativar o FaceTime.

No meu caso, levou cerca de 1 minuto para a ativação ocorrer.

16 thoughts on “Ativando facetime no iPhone4 com a Claro

  1. Amigo, o meu é um i4 4.1 jailbreak, com chip gevey BB 02.10.04. Por acaso esse procedimento muda o baseband? demorei mto pra conseguir usar o phone se isso for mudar o BB prefiro nao mexer

  2. O procedimento que descrevi, é conhecido como Carrier Update ou seja, não é um update de firmware. Quando estava fazendo o post, eu cheguei a investigar o update por dentro e parecia um simples update de network settings (número do centro de mensagens, endereço do gateway, etc).

    Também procurei em diversos sites sobre o assunto, e vários afirmavam não ser possível a alteração do baseband com carrier update. De toda forma, não posso garantir nada.

    Recomendo que você de uma procurada sobre iPhone "carrier update" e tire suas próprias conclusões sobre o risco da atualização no seu caso.

  3. A fim de colaborar com o post, se achar incoveniente por favor desculpe e apague…
    Iphone4 4.3.2 BB 04.10.01 com Gevey Operadora Claro.

    Procedimento executado, porém em Ajustes>geral>sobre/Operadora, seguiu como Carrier 10.0

    Abraço.

  4. Para quem está com problemas com a versão 10.0, como de costume, não é possível fazer downgrade ou seja, não é possível atualizar para o carrier 9.1 se você já está com uma versão mais nova.

    Infelizmente, até o presente momento a versão do Carrier mais "nova" para a operadora Claro Brazil disponível para atualização no modelo em que apresentei é a 9.1.

    Imagino que teremos que aguardar uma versão 10.1 (ou mais nova) para solucionar o problema nesse caso.

  5. ola amigo o meu iphone esta na versao 4.3.3 com gevey ultra o carrier esta en 10.0 e as barras de sinal de rede so aparece a primeira… saberia me dizer c ja esxiste alguma atualizacao pra arrumar isso?

  6. Obrigado pelas informações!
    Esse Carrier update deve ser o fim dos problemas com 3G, MMS e FaceTime pra quem usa Gevey! Como esse é o meu caso vou revirar a web atrás disso!
    Se achar alguma coisa posto aqui e se o autor do post achar e atualizar eu agradeço tb!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>