APIs gratuitas para uso em aplicações multimídia

Já fazem mais de dois anos que não escrevo nada por aqui, mas hoje, resolvi tirar a poeira falando sobre um assunto que gosto muito: Aplicações multimídia; com ênfase em Media Centers.

APIs

API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não querem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. Fonte: Wikipédia

Existem APIs disponíveis para muitas coisas, que vão de Twitter à Google Maps, e elas são uma parte muito importante de um Media Center. O software em si não possui nenhuma informação sobre os arquivos de áudio e vídeo do usuário exceto as que o próprio arquivo provê, mas através de webservices é possível obter uma infinidade de informações que vão desde a capa e informações sobre o elenco de um filme até descobrir o nome de uma música baseada em seu fingerprint.

Muitos destes webservices são abertos, opensource e/ou gratuitos. Alguns deles necessitam de um pré-cadastro para se obter uma chave de acesso a API. Outros porém não demandam de nenhum tipo de autenticação. A maioria destes webservices utiliza puramente o protocolo HTTP ou alguma extensão ou adaptação do mesmo. Por ser de fácil implementação e muito robusto e conhecido, este protocolo acaba sendo uma opção muito melhor do que fazer uma nova implementação.

Abaixo você encontra alguns dos principais webservices utilizados por softwares de Media Centers:

One thought on “APIs gratuitas para uso em aplicações multimídia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>