Segurança da informação – Parte 4

Continuando o assunto, tentarei explicar um pouco o conceito de camadas e algumas maneiras de como podemos protegê-las.

Camadas

A melhor maneira de entender as camadas é fazendo uma associação com uma cebola. As camadas mais externas referem-se a WAN, as medianas referem-se a LAN e a camada mais interna a seu próprio computador. Não adianta seu computador ser uma fortaleza quando a rede a qual ele se conecta não possua uma boa segurança. Afinal, a maior parte da informação que trafegamos hoje é via web. Trocamos informações a cada instante, de diversas maneiras como emails, msn, transferência de arquivos, formulários em sites, etc, e estas informações em sua maioria, preocupantemente não são criptografadas, ou seja, de maneira não segura.

FIQUE PREOCUPADO! O mundo inteiro utiliza os e-mails, tanto pessoal como corporativo, para troca de informações importantes, confidenciais e sigilosas. Pois fique sabendo que estes e-mails em sua maioria não são criptografados, ou seja, são enviados em texto puro e são facilmente interceptados assim como as conversas de MSN podem ser facilmente capturadas. Agora você entende o porque daquelas mensagens: Nunca diga seu número de cartão de crédito ou senhas a ninguém.

Apesar de esta ser uma dica simples e óbvia, infelizmente muitas pessoas a ignoram por completo.

Alvo principal

Qual o objetivo principal dos vírus, trojans e spywares senão o roubo de informações, em especial as financeiras? Desconheço. Obviamente existem malwares que não tem o roubo de informação como objetivo principal, mas sim induzir o usuário a fazer ou comprar coisas. Já vi spywares que para se desinstalarem, pedia uma senha que era obtida através de um site mediante pagamento de alguns dólares. No fim tudo se resume a dinheiro.

3 thoughts on “Segurança da informação – Parte 4

  1. Pingback: Criptografando conversas no MSN Messenger | Blog do Junior

  2. Pingback: Segurança da informação – Parte 3 | Blog do Junior

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>