Segurança da informação – Parte 3

Para começar, seja cético. Não acredite em todos os e-mails que lhe dizem para “recadastrar seu orkut” para que sua conta não seja cancelada. Praticamente todo mundo conhece alguém que “entende de computador” e a quem pode pedir ajuda ou perguntar sobre coisas deste tipo. Saiba que é melhor admitir que você não sabe, do que acabar entrando numa fria.

Não abra qualquer anexo que te enviam, mesmo que tenha sido enviado por alguém que você conheça. Seja muito cauteloso ao abrir anexos executáveis como exe, bat e com, ou anexos compactados como zip ou rar. Ao acessar qualquer link, deixe o cursor do mouse alguns segundos em cima dele e verifique se o destino é o correto para a descrição na barra de status de seu navegador ou cliente de correio eletrônico e não abra links estranhos como bancodobrasil.rg3.net.

Proteção em camadas

Não cair nos truques mais simples como os que acabei de citar são apenas o começo. Você ainda não está, aliás, está longe de estar, e talvez nunca esteja 100% protegido.

Chegamos ao ponto principal desta pequena série sobre segurança da informação e deverei discorrer um pouco mais sobre esta seção. Então, para não deixar muito longo: Confira em breve, na quarta parte da série sobre segurança da informação.

One thought on “Segurança da informação – Parte 3

  1. Pingback: Segurança da informação – Parte 2 | Blog do Junior

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>