Segurança da informação – Parte 1

Uma das maiores preocupações no mundo corporativo é a segurança de suas informações, mas ainda mais preocupante é o fato de que ainda existem inúmeras empresas que a ignoram por completo no que se refere a “segurança digital”. Os responsáveis parecem esquecer que atualmente, a maior parte dos dados importantes sobre estas corporações são criadas ou possuem uma cópia armazenada em pelo menos um computador, afinal, ninguém mais em sã consciência redige documentos ou cria planilhas e gráficos utilizando uma máquina de escrever ou a mão.

Se está em um computador, está correndo risco. Não importa se a informação está armazenada em uma máquina Windows, Linux ou MAC, a informação sempre pode estar correndo algum risco.

Atualmente, existem uma infinidade de vírus, spywares, spams, phishings, ou seja, malwares em geral prontos para infectar seu computador pessoal, de trabalho ou servidor. Todos estes passaram por diversas fases. A exemplo dos vírus, primeiramente eles tinham por objetivo destruir dados, incomodar ou atrapalhar o usuário e trazer fama ao seu autor.

Hoje, o principal objetivo destes malwares é obter informações ao invés de destruí-las, e a maior motivação para seus autores é a financeira.

O problema

Confira em breve a segunda parte da série sobre segurança da informação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>